terça-feira, 18 de agosto de 2009

Fundac define Semana das Tradições Populares

O dia 22 de agosto marca o Dia Internacional do Folclore e para comemorar a data, o Governo do Estado, através da Fundação Cultural do Piauí (Fundac), realiza, de 19 a 22 de agosto, a Semana das Tradições Populares, no Museu do Piauí - Casa de Odilon Nunes. Este ano, o evento homenageia a cantora piauiense Maria da Inglaterra. A abertura oficial acontecerá no próximo dia 19, às 8 horas, com a apresentação de grupos folclóricos que retratam em suas músicas e danças as tradições do Piauí.

Maria Luiza dos Santos, a Maria da Inglaterra, começou a cantar aos 26 anos e, mesmo sem saber ler nem escrever, já compôs mais de duas mil músicas e tem dois CDs gravados. Maria da Inglaterra é uma personagem importante para a cultura piauiense, tanto que no maior festival de música do Piauí, o Piauí Pop, tem um palco com seu nome.

A diretora do Museu do Piauí, Dora Medeiros, falou da semana folclórica e das novidades para este ano. "Uma das novidades será a exposição da evolução dos brinquedos, um espaço onde adultos e crianças poderão compartilhar do processo de transformação que os brinquedos sofreram com o passar dos anos”, disse. Ela ressaltou os benefícios que o Museu recebeu nos últimos tempos.

"Com a implantação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) muitos benefícios chegaram aos museus de todo o Estado. O Ibram nos proporcionou um grande avanço e sua repercussão alcança também todos os municípios do Piauí para apoiar a organização e manutenção dos museus”, declara Dora Medeiros.

Para a diretora do Museu, a Semana das Tradições Populares servirá para enriquecer o conhecimento dos visitantes. "Com a visita ao museu os visitantes poderão conhecer melhor sua região e a realidade dos seus antepassados. Na oportunidade, crianças e adultos terão contato com tradições populares que foram resgatadas”.

A Semana das Tradições Populares conta com o apoio do Governo do Estado, Fundac, Associação dos Amigos do Museu e Associação do Povoado Tinguizal.

Confira a programação do evento:

Quarta-feira - 19 de agosto
8h - Apresentação de Grupos Tradicionais
8h30 - Abertura oficial
9h - Abertura da exposição temporária A Evolução dos Brinquedos, com atividades lúdicas
9h30 - Palestra O Brincar, com o professor Francisco de Assis Fortes

Quinta-feira - 20 de agosto
8h - Apresentação de Grupos Tradicionais
9h - Palestra Cassimiradas: Memórias e Sociabilidades na Arte Brincante de Cassimiro Coco, com Chagas Vale
8h às 17h30 - Exposição temporária A Evolução dos Brinquedos

Sexta-feira - 21 de agosto
8h - Apresentação de Grupos Tradicionais
8h às 17h30 - Exposição temporária A Evolução dos Brinquedos
9h - Mesa A Salvaguarda do Patrimônio Imaterial do Piauí
Expositores: Patrícia Mendes - Fundac/Ricardo Augusto - Iphan

Sábado - 22 de agosto
8h - Apresentação de Grupos Tradicionais
9h - Homenagem a Maria da Inglaterra
9h30 - Apresentação de Maria da Inglaterra e Grupo Estrela de Luzilândia
8h às 17h30 - Exposição temporária A Evolução dos Brinquedos

De 19 a 21 - Exibição de documentários

fonte:http://www.piaui.pi.gov.br/materia.php?id=36279


Fonte: NE/

0 comentários:

 

©2009 NICHOLLAS EDSON | Faça seu site | by NE.BARROS