sexta-feira, 31 de julho de 2009

Consultas públicas serão realizadas em Parnaíba e Esperantina

As consultas públicas para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Sustentável da Região Turística do Meio-Norte, que prevê obras públicas nas áreas de infraestrutura turística, saúde, educação, transportes e ações de geração de emprego e renda no Piauí, Maranhão e Ceará, serão realizadas nos dias 8 e 10 de agosto no Estado. A primeira no Piauí será em Esperantina, dia 8, às 8h30, no Ginásio de Esportes Dídimo de Castro; e no dia 10, o evento acontecerá em Parnaíba, no auditório da Uespi, com início às 8h30.

Através das consultas públicas, os diversos segmentos sociais, como representantes de sindicatos, associações, ONGs, conselheiros e igrejas dos Territórios Planície Litorânea e dos Cocais, vão opinar e deliberar sobre as políticas públicas que serão priorizadas para os dois territórios que reúnem 33 municípios e cerca de 700 mil habitantes. No Estado do Piauí, as consultas estão sendo coordenadas pelas Secretarias do Planejamento (Seplan) e do Turismo (Setur).

As demais consultas públicas serão realizadas nas cidades maranhenses de Barreirinhas (dia 4) e Chapadinha (dia 6) e nas cidades cearenses de Camocim (dia 12) e Tianguá (dia 14), encerrando a primeira etapa de elaboração do plano pelo Grupo de Trabalho Interministerial, composto por 16 ministérios, em conjunto com os governos do Piauí, Maranhão e Ceará.

A área de abrangência do Plano Meio-Norte reúne três importantes atrações turísticas no Brasil, que são os Lençóis Maranhenses, o Delta do Parnaíba e parte da Costa do Sol Poente Cearense, reconhecidas por suas belezas naturais e que constituem a Rota das Emoções. Na região existem ainda outros atrativos como o Parque Nacional de Sete Cidades (PI), o Parque Ecológico da Cachoeira do Urubu (PI) e o Parque Nacional de Ubajara (CE).

"As belezas naturais e o rico patrimônio cultural da região são muito importantes para a atração turística, mas devido à precariedade da infraestrutura de transportes e turismo a exploração turística da Rota das Emoções está muito aquém de seu amplo potencial. O isolamento da região faz com que ela apresente um dos mais baixos níveis de desenvolvimento do País. Com o plano, os turistas vão contar com melhores estradas e com toda uma estrutura nas áreas de Saúde, Saneamento e Educação", disse Zenaide Lustosa, superintendente de Planejamento Participativo da Seplan-PI.

Ela explicou que o trabalho de elaboração do Plano Meio-Norte está sendo feito depois que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva instituiu através de decreto, em 2008, o Grupo de Trabalho Interministerial integrado por 16 Ministérios, pelas secretarias do Planejamento e do Turismo dos Estados do Piauí, Maranhão e Ceará e pela Agência para o Desenvolvimento Regional Sustentável (ADRS), que foi criada a partir de um consórcio público entre os três Estados para promover o desenvolvimento integral da região da Rota das Emoções.

"Um detalhe interessante é que o desenvolvimento na região turística do Meio-Norte vai acontecer de forma sustentável e com o reconhecimento das diferenças sociais, articulando as ações públicas federais, estaduais e municipais, com apoio das organizações da sociedade civil e da iniciativa privada. É importante ressaltar a condição absolutamente pioneira em nosso País da elaboração de um plano de desenvolvimento regional focado na exploração da atividade turística, e que vai dar excelentes resultados", frisou Zenaide Lustosa.

Nas consultas públicas, em Esperantina e Parnaíba, haverá a participação de representantes das secretarias Estaduais do Planejamento, de Turismo, Saúde, Educação Transportes, Assistência Social, Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura e dos 16 Ministérios, entre eles, o da Integração Nacional, Turismo, Minas e Energia e dos Transportes.

Características do Território Planície Litorânea

O Território, que tem uma área de 6.193,7 quilômetros quadrados e uma população de 258.411 habitantes, é rico em rios e lagoas, entre os quais se destacam os rios Parnaíba, Longá, Piranji, Cardoso, Camurupim, Timonha, Barro Duro, Magu, Pachicá Iguaçu e as lagoas do Portinho, Sobradinho, Grande do Buriti e Dezinho. No território existem diversos patrimônios naturais, sendo o principal deles o Delta do Parnaíba, o único delta de mar aberto das Américas. Além do turismo, a região tem grande potencial nas áreas de ovinocaprinocultura, aquicultura, agricultura familiar, bovinocultura de leite, pesca e artesanato.

Municípios da Planície Litorânea

1. Cajueiro da Praia

2. Ilha Grande

3. Luís Correia

4. Parnaíba

5. Bom Princípio do Piauí

7. Caraúbas do Piauí

8. Caxingó

9. Cocal

10. Cocal dos Alves

11. Murici dos Portelas

Características do Território dos Cocais

O Território dos Cocais, que ocupa uma área de 17.513 quilômetros quadrados para uma população de 364.705 habitantes, possui duas importantes unidades de conservação, que são o Parque Ecológico Cachoeira do Urubu e o Parque Nacional de Sete Cidades. Além das atividades econômicas relacionadas ao extrativismo de coco babaçu, da carnaúba e ao extrativismo mineral da opala, estão consolidadas neste território as atividades de produção de arroz, milho e castanha de caju. A economia da região está baseada também na ovinocaprinocultura e bovinocultura e, mais recentemente, no turismo rural e arqueológico.

Municípios do Território dos Cocais

1. Barras

2. Batalha

3. Campo Largo do Piauí

4. Esperantina

5. Joaquim Pires

6. Joca Marques

7. Luzilândia

8. Madeiro

9. Matias Olímpio

10. Morro do Chapéu do Piauí

11. Nossa Senhora dos Remédios

12. Porto

13. São João do Arraial

14. Brasileira

15. Domingos Mourão

16. Lagoa de São Francisco

17. Milton Brandão

18. Pedro II

19. Piracuruca

20. Piripiri

21. São João da Fronteira

22. São José do Divino

Fonte:Governo do Estado do Piauí

0 comentários:

 

©2009 NICHOLLAS EDSON | Faça seu site | by NE.BARROS